Fui empresário na área de tecnologia da informação e tive muitas lutas ao longo dos anos que dirigi duas empresas de desenvolvimento de soluções de software. Atuando em consultoria e buscando novas oportunidades de negócios, percebi que a experiência própria e os conhecimentos de estratégia e gestão adquiridos, MBA e outros cursos ajudam, mas não muito. Por isso e por um gosto pessoal tenho buscado o tempo todo a aprender sobre melhores práticas, novas técnicas e casos de sucesso no mundo dos negócios.
O mundo mudou, o consumidor mudou, e a forma de se fazer negócios também mudou. É preciso agilidade, coerência, discernimento, visão de cada elemento e visão do todo, visão clara dos processos, das finanças, do mercado, do cliente, do produto ou serviço, etc.
Questões sobre você:
- Tem um espírito empreendedor e/ou estrategista?
- Está constantemente pensando em como criar valor e construir novos negócios, ou como melhorar ou transformar a sua organização?
- Está tentando encontrar maneiras inovadoras de fazer negócios substituindo os desatualizados?
Se respondeu “sim” a qualquer uma destas perguntas, este artigo é para você que faz parte de um grupo de visionários, que mudam o jogo, desafiam os modelos de negócios fora de moda e constroem as empresas do futuro.
Este artigo é baseado no livro Business Model Generation, – escrito por Alexander Osterwalder & Yves Pigneur, com co-criação de um grupo de 470 participantes de 45 países. Assim como os autores e demais participantes do livro, eu tenho como objetivo ajudar a todos os empreendedores a enxergarem com mais clareza o seu negócio. Se o artigo for útil, compre o livro e terá um entendimento ainda maior sobre o assunto e sobre negócios.
O artigo ajuda os iniciantes a colocarem as suas idéias no papel, aos inovadores a enriquecerem seus projetos, aos empresários a rever os elementos de negócio, repensar a estratégia, melhorar os processos, aumentar vendas, reduzir custos e conseqüentemente conseguirem melhores margens. A modelagem do negócio também facilita a comunicação com todos os tipos de investidores.
O que é um Modelo de Negócio?
“Um modelo de negócios descreve a racionalidade de como uma organização cria, entrega, e captura valor.” – Alexander Osterwalder
Assim como as estratégias, modelos de negócios são implantados através de estruturas organizacionais, processos e sistemas.
O ponto de partida para qualquer boa discussão, reunião ou workshop sobre inovação no modelo de negócio deve ser um entendimento compartilhado do que um modelo de negócio realmente é. Precisamos de um conceito de modelo de negócio que todos entendam e que facilite a descrição e discussão. O conceito deve ser simples, relevante, e intuitivamente compreensível, mas não pode simplificar demais a complexidade de como as empresas funcionam.
Apresento aqui um conceito que permite descrever e refletir sobre o modelo de negócio da sua organização, seus concorrentes, ou qualquer outra empresa. Este conceito tem sido testado e aplicado em todo o mundo e já é utilizado em organizações como IBM, Ericsson, Deloitte, Obras Públicas e Serviços Governamentais, como do Canadá, e muitos mais.
Este conceito pode tornar-se uma linguagem comum que permite a você facilmente descrever e manipular modelos de negócios para criar novas alternativas estratégicas. Sem essa língua comum é difícil sistematicamente desafiar suposições sobre o próprio modelo de negócios e inovar.
Observações:
- O modelo de negócios faz o empreendedor pensar, fornece uma visão sistêmica (holística) do negócio, dá direção, mas o negócio é vivo e mudanças fazem parte.
- Um modelo é apenas um mapa, não é o território.
No que difere de um Plano de Negócio
“A inovação é mais que uma ótima idéia ou casualidade, é um processo baseado em visão, missão, plano de negócios e execução.” Andy Cohen
Penso que é um exagero, mas segundo a Harvard Businnes School, o Plano de Negócios aumenta em 60% a probabilidade de sucesso dos negócios.
Existe muito material sobe Planos de Negócio em livros e na Internet. Eles são muito úteis para empresas e negócios padrão de mercado, mas complexos de elaborar nos casos de inovação. Este é o caso da maioria das empresas startups onde o negócio é uma verdadeira experimentação, geralmente diferenciado de tudo o que existe no mercado e onde algumas projeções financeiras são difíceis de prever. Mesmo havendo um plano de negócios é importante ter um modelo, como o que apresentaremos abaixo, para fornecer uma visão mais clara e interligar os elementos do negócio. Além disso, com um modelo claro do seu negócio fica mais fácil fazer planos.
Outra coisa importante para entender é que o modelo de negócio pode ser tão dinâmico quanto a sua empresa, ou muito mais, enquanto que o plano de negócios geralmente é mais estático e mais trabalhoso para atualizar.
Os investidores (VCs, Anjos, …) em geral solicitam um plano antes de optarem por investir em seu negócio, mas poucas vezes eles lêem, pois sabem que muitas vezes as projeções são chutes, por mais cuidado que você teve para elaborar. Eles sabem que na prática existem muitas variáveis internas e externas ao negócio que influenciam diretamente nos números. Os investidores pedem o plano de negócios principalmente para fazer você pensar no negócio como um todo, entender o cliente, o mercado, a concorrência, os custos, os canais, e principalmente refletir sobre o retorno sobre o investimento (ROI).
Você pode ter diversos modelos de negócios, para diversos produtos e serviços e não só para a empresa como um todo. A ferramenta de modelagem que apresento facilitará muito as simulações.
Blocos de construção do modelo de negócio
Segue abaixo os nove blocos básicos que mostram a lógica de como a empresa pretende ganhar dinheiro.
Estes blocos cobrem as quatro principais áreas de uma empresa: clientes, oferta, infra-estrutura e viabilidade financeira.
Geração do Modelo de Negócios
“Não há um modelo de negócio único … Há realmente uma série de oportunidades e um monte de opções e nós só temos que descobrir todas elas.” Tim O’Reilly, CEO, O’Reilly
Abaixo é apresentado um quadro que facilita a geração do modelo de negócios, este quadro é uma ferramenta de trabalho que favorece a compreensão, discussão, criatividade e análise.
Quadro para Gerar o Modelo de Negócios
Essa ferramenta se assemelha a tela de um pintor – pré-formatada com os nove blocos – que lhe permite pintar imagens de modelos de negócios novos ou existentes.
“Os empresários não só precisam entender melhor os designers; eles precisam se tornarem designers” Roger Martin, Dean, Rotman School of Management
O quadro Modelo de Negócio funciona melhor quando impresso em uma superfície grande, assim grupos de pessoas, em conjunto,começam a desenhar e discutir os elementos do modelo de negócio usando Post-it ® notas ou marcadores.
Para fazer o download do arquivo no formato “.pdf”, imprimir este quadro no tamanho que desejar e trabalhar o modelo do seu negócio, clique aqui. A ideia ao trabalhar o quadro é tentar responder as perguntas da descrição de cada bloco.
Exemplo do Modelo de Negócios feito para o iPod da Apple:
Em 2001 a Apple lançou sua marca icônica iPod de media player portátil. O dispositivo funciona em conjunto com o software iTunes que permite aos usuários transferirem músicas e outros conteúdos do computador para do iPod.
O software também oferece uma conexão contínua à loja online da Apple, assim os usuários podem comprar e fazer download de conteúdo.
Esta potente combinação de dispositivo, software e loja on-line logo rompeu a indústria da música e deu à Apple uma posição dominante no mercado. No entanto, a Apple não foi a primeira empresa a oferecer um tocador de mídia portátil ao mercado. Concorrentes como a Diamond Multimedia, com sua marca Rio de media players portáteis foram bem-sucedidos até que eles foram ultrapassados pela Apple.
Como a Apple atingiu tal posição dominante? Competindo com um modelo de negócio melhor. Por um lado ela ofereceu aos usuários uma experiência musical absoluta, combinando seus aparelhos iPod distintamente concebidos com o software iTunes e sua loja online. A Proposição de Valor da Apple é permitir aos clientes facilmente pesquisar, comprar e desfrutar de música digital. Por outro lado, para fazer essa Proposição de Valor possível, a Apple teve que negociar com todas as grandes gravadoras para criar a maior biblioteca do mundo da música online. A Apple ganha mais receitas ligadas à música com a venda de iPods, ao mesmo tempo que a integração com a loja de músicas on-line a protege dos seus concorrentes.
Sobre mim: aqui, Contato: aqui.
Se gostou, por favor, compartilhe! Abraço, @neigrando
Links relacionados:
- As primeiras 72 páginas do livro (em inglês) “Business Model Generation”
- Baixe e imprima o quadro (canvas) para trabalhar o modelo de seu negócio
- Site do Livro (em inglês): www.businessmodelgeneration.com
- A Proposta de Valor e o Segmento de Clientes (sobre o canvas da Proposta de Valor)
- Questões essenciais sobre o seu Modelo de Negócios
- A relação de Produtos com Canais nos novos modelos de negócio
- O ciclo de adoção de Novos Produtos pelos Consumidores
- O Modelo de Desenvolvimento do Cliente (excelente para Validação do modelo de negócios)
- Fazendo as Idéias Acontecerem (colocando as idéias no papel)
- Organize idéias, conceitos e informações com Mapas Mentais
- Artigo: “5 Business Models for Social Media Startups”
- Apresentação Slideshare: 10 Tips 4 Business Model Innovation
O software: Business Model Toolbox for iPad
outro via Web: BM|DESIGN|ER – Business Model Innovation
e mais outro via Web: Business Model Validation Software – Lean Startup Canvas
Outros livros relacionados:
- The Four Steps to the Epiphany (em português: Do sonho a realização em 4 passos), por Steve Blank.
- The Startup Owner´s Manual, by Steve Blank and Bob Dorf.
- Lean Startup, by Eric Ries.
- Empreendedorismo Inovador – Como Criar Startups de Tecnologia no Brasil, 25 autores, Editora Évora.
Mapas mentais:
Alguns vídeos excelentes sobre estes assuntos:
- Overview of the Business Model Canvas
- Business Model Canvas Explained – A 2 minute overview
- From Idea to Business – Uma série de seis vídeos extremamente úteis para empreendedores que desejam transformar Ideias em Negócios (em inglês) #BMGen #Innovation #canvas
- Steve Blank explaining the Business Model Canvas – He is the author of “Four Steps to the Ephiphany” and leading advocate for the “Customer Development” model of entrepreneurship.
- Class about Businness Model Generation and pratical examples – Alex Osterwalder the book author.
- The Business Model Canvas explained with as an example
- Business Model presentation – Phoenix Dance Theatre
- The Lean Startup: Innovation Through Experimentation. … by Eric Ries
- The Democratization of Entrepreneurship by Steve Blank – STANFORD University
- Startup and Go – First Steps to Building a Technology Company, by Startup Digest
- Startup Metrics for Pirates: AARRR! by Dave McClure (about Customer Lifecycle)
- Startup Metrics That Matter by Dave McClure
Olá Nei!
Penso que em elogiar mais este post é algo redudante, mas como não elogiar?! 🙂
O bacana desta modelagem de negócios é que funciona como uma modelagem de processos, ou de sistemas. Ou seja, nos ajuda a organizar idéias, informações e conhecimentos soltos, de maneira prática e simples. Então, a partir daí, desenvolver e aprofundar cada tema. Muito prático e útil!
Bom, fico no aguardo da continuação e já vou fazer uso deste modelo.
Valeu!!!
Grande abraço,
Olavo Soares
Parabens Nei, muito bom artigo!
Salve Nei, parabens! Em minhas andanças empresariais pelo menos 99% dos “cabeças” dão cabeçadas por não terem claro e didaticamente os vetores básicos de seu negócio, não raro vindo a se machucar por conta disto. Seu artigo ajuda muito. Valeu!
Oi Nei,
Realmente extruturar e planejar açóes é o diferencial das empresas com visäo empreendedora e inovadora.
Adorei o artigo e esta frase “O mundo mudou, o consumidor mudou, e a forma de se fazer negócios também mudou” utilizo com frequencia nos meus cursos.
Parabens por mais esta,
Abraço,
Eddie Gomes
Mesa de Marketing
http://www.redessociais-br.com.br
Nei, parabéns pelo excelente post!
Depois de muito tempo namorando a idéia de empreender, decidi me enfiar de cabeça e graças a você e outras pessoas que estão apoiando os novos empreendedores, hoje é muito factível vislumbrar um caminho.
Comprei e recebi, mas ainda não li, os dois livros que você citou, estão aqui ao meu lado (Business Model e The four steps…). No momento estou lendo “Wealth and Poverty” (George Gilder) e acabei de ler “The war of art” (Steven Pressfield) que recomendo para todos os empreendedores também.
Eu venho de 10 anos trabalhando em tecnologia para gestão empresarial, os chamados ERPs, e tive a oportunidade de ser funcionário da Totvs e também da SAP. O que tenho , agora , é uma vontade enorme e esta busca por me preparar para empreender. Tenho idéias para produtos e serviços e também idéias sobre como gerar mais idéias.
Pelo que entendi, uma das coisas mais importantes que encontrei em tudo que tenho estudado, é a importância do FAZER, da EXECUÇÃO. Escrevi sobre isso no primeiro post do meu recém criado blog, que é meu primeiro passo para deixar de ser consumidor e passar a ser fornecedor / criador / supply-side. =)
Parabéns pela sua trajetória e pelo apoio à comunidade de empreendedores!
Um forte abraço,
Douglas Cezar
Nei, se puder, dê uma olhada no meu primeiro post, por enquanto estou acumulando inspiração e informação para então começar a suar! =)
http://erpreender.blogspot.com
Um abraço!
Douglas
Valeu, gostei!
Como dizia Thomas Edson, a idéia (inspiração) é 1% e a execução (transpiração) são os outros 99% do todo.
Nei, gostei do post pela formatação dos tópicos relevantes na construção de um Business Plan. Obrigado por compartilhar.
Um abraço,
Francisco Martinez – Integra Global Business Networks
Pingback: Gestão e Inovação » Blog Archive » A Importância da Modelagem de Negócios
Caros Olavo, Klaus, Rene, Eddie, Douglas e Francisco – Muito obrigado pelos comentários incentivadores. 🙂
Nei,
Estruturação e processo bem definidos para mim são fundamentais , modelos como o apresentado permitem nos refletir sobre os principais pilares relacionados a concepção de um novo negócio e ajudam a materializar o melhor caminho ou estratégia a seguir.
Parabéns por mais esse artigo.
Fico no aguardo da continuidade deste artigo,
Grande abraço,
Prezado Nei, não conhecia seu blog e através de um artigo no site adminitradores.com, pesquisando sobre o o assunto, vi seu comentário e sugestão deste teu artigo. Você não tem idéia do quanto me ajudou por meio de seu artigo, que clarificou muito mais o que buscava, ampliando meu entendimento. Passarei a ser visitante assídua. Parabéns e muito obrigada! Antonia Carvalho
mUITO BOM!
Nei, deixaria apenas um “sem comentários” como comentário.
Para evidenciar minha alegria, redijo com o prazer de quem o conhece e sabe de sua capacidade em ajudar, aliás de se imortalizar. Pois, o que fazemos para nós morre conosco, mas o que fazemos para os outros permanece e por isso torna-se imortal. Assim, eu te vejo e a cada leitura de um novo artigo seu posso apenas aumentar meus agradecimentos na sua respeitosa lista de reconhecimentos e de grande imortal. Forte Abraços, Cleber e Rafael.
Fantástico texto, aliás, todos os outros também, parabens, assinei o feed e vou acompanhar com lupa o que você publica aqui, pois vocÊ consegue deixar coisas complicadas, simples. abs
Pingback: A Ideologia Central da Empresa e a Estratégia: Missão, Valores e Visão
Excelente artigo. Não deixe de publicar a continuação do tema. Abraço.
Nei. Ótima matéria, meus parabéns.
As informações contidas no artigo, me ajudaram a dar um norte para iniciar meu próprio negócio.
Pingback: O Alinhamento do Negócio e a TI | TI Especialistas
Pingback: Ponto dos Projetos » O Alinhamento do Negócio e a TI
Pingback: Canal da Estratégia » O Alinhamento do Negócio e a TI
Nei, muito bom! A titulo de comentario, tem um video do Prof. Claudio Nasajon (PUC-Rio) que explica a modelagem de negocios EM PORTUGUES! Foi de uma apresentacao que ele fez aqui na PUC-Rio durante a semana de empreendedorismo. O endereco do blog é http://www.claudionasajon.com.br
Abc
Leo
Nei, excelente seu blog.
Uma dúvida: o modelo de negócio se “resume” ao Canvas? Tenho levantado alguns números, definido perfis de clientes, etc., isso não interessará na apresentação de um projeto? Só deve servir para me guiar no desenvolvimento do produto?
O modelo proposto é centrado no canvas, e serve para nos dar uma visão sistêmica/holística e como base para os demais trabalhos necessários, não entra em detalhes estratégicos ou de implementação, nem fala sobre marketing, finanças, concorrência, processos, etc.
No artigo “Inovação em Modelos de Negócio para empresas estabelecidas” eu descrevo resumidamente o processo proposto no livro, composto de 5 fases: Mobilização, Compreensão, Design, Implementação e Gerenciamento.
Assim como o Marketing e os Processos, a Cultura e a estrutura hierarquica também só serão envolvidos na implementação. Este design não contém elementos como a concorrência, pois tais itens fazem parte do ambiente externo ao modelo onde o negócio está inserido, e que devem ser utilizados ao se pensar na estratégia.
Com relação ao ambiente externo devem ser considerados não só as Forças da Industria (5 forças de Porter) que inclui a concorrência, mas também sobre as Forças do Mercado, Principais Tendências (tecnológicas, regulatórias, sociais e culturais e socioeconômicas) e Forças Macroeconômicas que incluem a infraestrutura da economia.
O artigo “O Modelo de Desenvolvimento do Cliente” apresenta material fundamental para ajudar a validar e testar modelos de negócios inovadores ou de Startups.
O Modelo de Negócios, representado resumidamente pelo canvas pode ser visto como o centro da Estratégia.
Ele também pode ser o núcleo de um Plano de Negócios (que pode ser desenvolvido, se necessário, depois de se trabalhar diversos protótipos do modelo discutidos e analisados até obter uma versão final madura). No Plano de Negócios deve-se considerar pelo menos:
– Sumário Executivo;
– Equipe;
– MODELO DE NEGÓCIOS (Missão/Visão/Valores, funcionamento do modelo de negócios, proposta de valor, mercado alvo, plano de marketing, recursos e atividades principais, …);
– Análise Financeira (Análise do ponto de equilíbrio, Cenários de vendas e projeções, gastos capitias, custos operacionais, exigências de financiamento, …);
– Ambiente Externo (Economia, Mercado, Tendências, Concorrência, …);
– Mapa de Implementação (Projetos, Marcos, Mapa);
– Análise de Risco (Fatores limitantes e Obstáculos, FCS, …);
– Conclusão;
– Anexos
Att. @neigrando
Em primeiro, obrigado pela sua imediata resposta.
Então, pelo que entendi, o modelo de negócios não se trata de um documento, mas sim do conceito embasado (em pesquisas, documentos, etc. ou só conhecimento) sobre a abrangência e estratégia do seu negócio, é isso? Em relação a isso, onde descrevemos os dados do negócio? nas variações do Plano de Negócio? Nei Grando, teria alguma forma mais direta de conversar a respeito? E-mail, talvez… Algum livro que indique, que apresenta melhor este novo formato de planejamento ágil de startups?
Parabens um post muito completo e ilucidativo.
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Muito bom Nei, principalmente por você ter dado ênfase a “visão holística” ou sistêmica dos processos e das organizações. Há muito luto para que os meus alunos e instituições onde trabalhei e trabalho para se ter uma visão sistêmica do negócio, mas a maioria prefere atuar nas partes do que no todo. Assim, continuam a acumular pontos os adeptos do cartesianismo e, em consequência, criando cada vez mais “míopes” em gestão organizacional que só enxergam os “planos de negócios” e os indicadores financeiros de resultados como os elementos básicos para criar, manter e desenvolver empreendimentos voltado para o resultado eficaz das suas expectativas previstas na “missão” e “visão” estratégica.
Nei, seu artigo me motivou a comprar o livro pela abordagem simples e conteúdo de fácil compreensão. Parabéns pelo trabalho e concordo que estamos tão habituados com as velhas formas de se fazer algo novo que damos pouca atenção as novas formas de inovar.
Parabéns pelo texto! Por causa dele comprei o livro e estou lendo com muito gosto. Muito em breve pretendo colocar em prática os conceitos de modelagem de negócios. Abraços,
Sr. Nei,
Muito obrigada pelo texto, achei fantástico! inclusive vou repassar as colegas do meu Grupo de Estudos que é formado por 13 secretárias de diversas empresas.
Um abraço,
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Ótimo artigo, parabéns!
Muito bom. Obrigado.
Muy bueno el artículo. Yo también pienso que el modelo de negocios es lo que define a cualquier empresa. Desgraciadamente es en lo que menos dedicamos tiempo. Perdona que no te escriba en portugués pero no soy muy buen en los idiomas.
Uma Aula de como fazer um plano de negócios e calcular os custos e resultados. Muito Bom….