A Importância da Modelagem de Negócios

Fui empresário na área de tecnologia da informação e tive muitas lutas ao longo dos anos que dirigi duas empresas de desenvolvimento de soluções de software. Atuando em consultoria e buscando novas oportunidades de negócios, percebi que a experiência própria e os conhecimentos de estratégia e gestão adquiridos, MBA e outros cursos ajudam, mas não muito. Por isso e por um gosto pessoal tenho buscado o tempo todo a aprender sobre melhores práticas, novas técnicas e casos de sucesso no mundo dos negócios.

O mundo mudou, o consumidor mudou, e a forma de se fazer negócios também mudou. É preciso agilidade, coerência, discernimento, visão de cada elemento e visão do todo, visão clara dos processos, das finanças, do mercado, do cliente, do produto ou serviço, etc.

Questões sobre você:

  • Tem um espírito empreendedor e/ou estrategista?
  • Está constantemente pensando em como criar valor e construir novos negócios, ou como melhorar ou transformar a sua organização?
  • Está tentando encontrar maneiras inovadoras de fazer negócios substituindo os desatualizados?

Se respondeu “sim” a qualquer uma destas perguntas, este artigo é para você que faz parte de um grupo de visionários, que mudam o jogo, desafiam os modelos de negócios fora de moda e constroem as empresas do futuro.

Blocos de Construção do Modelo de Negócios

Este artigo é baseado no livro Business Model Generation, – escrito por Alexander Osterwalder & Yves Pigneur, com co-criação de um grupo de 470 participantes de 45 países.  Assim como os autores e demais participantes do livro, eu tenho como objetivo ajudar a todos os empreendedores a enxergarem com mais clareza o seu negócio.  Se o artigo for útil, compre o livro e terá um entendimento ainda maior sobre o assunto e sobre negócios.

O artigo ajuda os iniciantes a colocarem as suas idéias no papel, aos inovadores a enriquecerem seus projetos, aos empresários a rever os elementos de negócio, repensar a estratégia, melhorar os processos, aumentar vendas, reduzir custos e conseqüentemente conseguirem melhores margens. A modelagem do negócio também facilita a comunicação com todos os tipos de investidores.

O que é um Modelo de Negócio?

“Um modelo de negócios descreve a racionalidade de como uma organização cria, entrega, e captura valor.” – Alexander Osterwalder 

Assim como as estratégias, modelos de negócios são implantados através de estruturas organizacionais, processos e sistemas.

O ponto de partida para qualquer boa discussão, reunião ou workshop sobre inovação no modelo de negócio deve ser um entendimento compartilhado do que um modelo de negócio realmente é. Precisamos de um conceito de modelo de negócio que todos entendam e que facilite a descrição e discussão. O conceito deve ser simples, relevante, e intuitivamente compreensível, mas não pode simplificar demais a complexidade de como as empresas funcionam.

Apresento aqui um conceito que permite descrever e refletir sobre o modelo de negócio da sua organização, seus concorrentes, ou qualquer outra empresa. Este conceito tem sido testado e aplicado em todo o mundo e já é utilizado em organizações como IBM, Ericsson, Deloitte, Obras Públicas e Serviços Governamentais, como do Canadá, e muitos mais.

Este conceito pode tornar-se uma linguagem comum que permite a você facilmente descrever e manipular modelos de negócios para criar novas alternativas estratégicas. Sem essa língua comum é difícil sistematicamente desafiar suposições sobre o próprio modelo de negócios e inovar.

Observações:

  • O modelo de negócios faz o empreendedor pensar, fornece uma visão sistêmica (holística) do negócio, dá direção, mas o negócio é vivo e mudanças fazem parte.
  • Um modelo é apenas um mapa, não é o território.

No que difere de um Plano de Negócio

“A inovação é mais que uma ótima idéia ou casualidade, é um processo baseado em visão, missão, plano de negócios e execução.” Andy Cohen

Penso que é um exagero, mas segundo a Harvard Businnes School, o Plano de Negócios aumenta em 60% a probabilidade de sucesso dos negócios.

Existe muito material sobe Planos de Negócio em livros e na Internet. Eles são muito úteis para empresas e negócios padrão de mercado, mas complexos de elaborar nos casos de inovação.  Este é o caso da maioria das empresas startups onde o negócio é uma verdadeira experimentação, geralmente diferenciado de tudo o que existe no mercado e onde algumas projeções financeiras são difíceis de prever. Mesmo havendo um plano de negócios é importante ter um modelo, como o que apresentaremos abaixo, para fornecer uma visão mais clara e interligar os elementos do negócio. Além disso, com um modelo claro do seu negócio fica mais fácil fazer planos.

Outra coisa importante para entender é que o modelo de negócio pode ser tão dinâmico quanto a sua empresa, ou muito mais, enquanto que o plano de negócios geralmente é mais estático e mais trabalhoso para atualizar.

Os investidores (VCs, Anjos, …) em geral solicitam um plano antes de optarem por investir em seu negócio, mas poucas vezes eles lêem, pois sabem que muitas vezes as projeções são chutes, por mais cuidado que você teve para elaborar. Eles sabem que na prática existem muitas variáveis internas e externas ao negócio que influenciam diretamente nos números. Os investidores pedem o plano de negócios principalmente para fazer você pensar no negócio como um todo, entender o cliente, o mercado, a concorrência, os custos, os canais, e principalmente refletir sobre o retorno sobre o investimento (ROI).

Você pode ter diversos modelos de negócios, para diversos produtos e serviços e não só para a empresa como um todo. A ferramenta de modelagem que apresento facilitará muito as simulações.

Blocos de construção do modelo de negócio

Segue abaixo os nove blocos básicos que mostram a lógica de como a empresa pretende ganhar dinheiro.

Estes blocos cobrem as quatro principais áreas de uma empresa: clientes, oferta, infra-estrutura e viabilidade financeira.

Bloco de Construçao Descrição
1.CS
Tipos:

  • Mercado de massa
  • Nicho de mercado
  • Segmentados
  • Diversificados
  • Plataformas multi-face (ou mercados multi-verso)

Segmentos de Clientes. Uma organização serve um ou vários segmentos de clientes. O bloco Segmentos de Clientes define os diferentes grupos de pessoas ou organizações que uma empresa pretende alcançar e servir. Questões:

  • Para quem estamos criando valor?
  • Quem são nossos clientes mais importantes?
2.VP
Características:

  • Novidade
  • Desempenho
  • Personalização
  • Fazer as coisas acontecerem
  • Design
  • Marca / status
  • Preço
  • Redução de custos
  • Redução de riscos
  • Acessibilidade
  • Conveniência / usabilidade

Proposições de Valor. Procura-se resolver os problemas e satisfazer as necessidades dos clientes com proposições de valor. São as OFERTAS de Produtos e ou Serviços. Este bloco descreve o pacote de produtos, serviços e diferenciais que criam valor para um segmento de clientes específico. Questões:

  • Qual o valor que nós entregamos para o cliente?
  • Quais os problemas dos nossos clientes que estamos ajudando a resolver?
  • Quais as necessidades dos clientes que estamos satisfazendo?
  • Que pacotes de produtos e serviços que estamos oferecendo para cada segmento de clientes?
  • Quais os diferenciais (características)?
3.CHTipos:

  • Força de vendas
  • Vendas pela Web
  • Lojas próprias
  • Lojas parceiras
  • Atacadista/Distribuidor

Fases:

  1. Conscientização
  2. Avaliação
  3. Compra
  4. Entrega
  5. Pós-venda

Canais. As proposições de valor são entregues aos clientes através de canais de comunicaçãodistribuição e vendas. O bloco de construção Canais descreve como uma empresa se comunica com e alcança seus segmentos de clientes para oferecer uma Proposta de Valor. Questões:

  • Através de que canais que nossos Segmentos de Clientes querem ser alcançados? Como é que vamos alcançá-los agora?
  • Como os nossos canais estão integrados? Quais funcionam melhor?
  • Quais têm o melhor custo-benefício? Como estamos integrando-os com as rotinas do cliente?

Questões sobre as fases:

  • Como aumentar a consciência sobre nossos produtos e serviços?
  • Como podemos ajudar os clientes a avaliar a Proposição de Valor da nossa organização?
  • Como podemos permitir que os clientes comprem produtos e serviços específicos?
  • Como é que vamos entregar uma Proposta de Valor para os clientes?
  • Como fornecer suporte pós-venda ao cliente?
4.CRCategorias:

  • Assistência pessoal
  • Assistência pessoal dedicada
  • Auto-serviço
  • Serviços automatizados
  • Comunidades
  • Co-criação

Relacionamento com Clientes. Os relacionamentos com os clientes são estabelecidos e mantidos com cada segmento de clientes. O bloco de construção Relacionamento com Clientes descreve os tipos de relacionamentos que uma empresa estabelece com segmentos específicos de clientes. Questões:

  • Que tipo de relação que cada um dos nossos Segmentos de Clientes espera de nós para estabelecer e manter com eles?
  • Quais estão estabelecidos?
  • Quanto eles custam?
  • Como eles são integrados com o resto do nosso modelo de negócio?
5.R$
Tipos:

  • Venda de ativos
  • Taxa de utilização
  • Assinaturas
  • Empréstimo / Locação / Leasing
  • Licenciamento
  • Taxas de corretagem
  • Publicidade

Preço Fixo:

  • Lista de preços
  • Produto dependente de recurso
  • Dependente do segmento de clientes
  • Dependente de volume

Preço Dinâmico:

  • Negociação (barganha)
  • Gerenciamento de produção
  • Em tempo real de mercado
  • Leilões

Fontes de Receita. As fontes de receita resultam das propostas de valor oferecidas com sucesso aos clientes. O bloco de construção Fontes de Receita representa o dinheiro que uma empresa gera a partir de cada Segmento de Clientes (custos devem ser subtraídos das receitas para criar lucros). Questões:

  • Que preço os nossos clientes estão realmente dispostos a pagar?
  • Pelo que eles pagam atualmente? Como eles estão pagando atualmente?
  • Como é que eles preferem pagar? Quanto cada Fonte de Receita contribui para as receitas totais?
6.KRTipos:

  • Físicos
  • Intelectual
  • Pessoas
  • Financeiros

Recursos-chave. Ativos necessários a oferta e entrega das propostas de valor. O bloco de construção Recursos-chave descreve os ativos mais importantes necessários para fazer o modelo de negócio funcionar. Questões:

  • Quais Recursos-chave nossas Proposições de Valor, Canais de Distribuição, Relacionamento com Clientes e Fontes de Receita exigem?
7.KACategorias:

  • Produção
  • Resolução de problemas
  • Plataforma / Rede

Atividades-chave.  O bloco de construção Atividades-chave descreve as coisas mais importantes que uma empresa deve fazer para seu modelo de negócio funcionar. Questões:

  • Quais Atividades-chave nossas Proposições de Valor, Canais de Distribuição, Relacionamento com Clientes e Fontes de Receita exigem?
8.KPTipos:

  • Alianças estratégicas entre não concorrentes
  • Coopetition: parcerias estratégicas entre concorrentes
  • Joint ventures para desenvolver novos negócios
  • Relações fornecedor-comprador para garantir abastecimento confiável

Motivações:

  • Otimização e economia de escala
  • Redução do risco e incerteza
  • Aquisição de recursos e atividades especiais

Parcerias-Chave. Algumas atividades envolvem mão de obra terceirizada e alguns recursos que são adquiridos fora da empresa. O bloco de construção Parcerias-chave descreve a rede de fornecedores e parceiros que fazem o modelo de negócio funcionar. Questões:

  • Quem são os nossos Parceiros-chave? Quem são os nossos principais fornecedores?
  • Que Recursos-chave nós estamos adquirindo dos parceiros?
  • Quais Atividades-chave os parceiros realizarão?
9.C$Classes:

  • Dirigidos por custos
  • Baseados em valor

Características:

  • Custos fixos
  • Custos variáveis
  • Economias de escala
  • Economias de escopo

Estrutura de Custos. Os elementos do modelo de negócio resultam em uma estrutura de custos. A Estrutura de Custos descreve os principais custos incorridos para operar um modelo de negócio. Questões:

  • Quais são os custos mais importantes inerentes ao nosso modelo de negócio?
  • Quais Recursos-chave que são mais caros?
  • Que Atividades-chave são mais caras?

Geração do Modelo de Negócios

“Não há um modelo de negócio único … Há realmente uma série de oportunidades e um monte de opções e nós só temos que descobrir todas elas.” Tim O’Reilly, CEO, O’Reilly

Abaixo é apresentado um quadro que facilita a geração do modelo de negócios, este quadro é uma ferramenta de trabalho que favorece a compreensão, discussão, criatividade e análise.

Quadro para Gerar o Modelo de Negócios

Business-Model_canvas

Essa ferramenta se assemelha a tela de um pintor – pré-formatada com os nove blocos – que lhe permite pintar imagens de modelos de negócios novos ou existentes.

“Os empresários não só precisam entender melhor os designers; eles precisam se tornarem designers” Roger Martin, Dean, Rotman School of Management

O quadro Modelo de Negócio funciona melhor quando impresso em uma superfície grande, assim grupos de pessoas, em conjunto,começam a desenhar e discutir os elementos do modelo de negócio usando Post-it ® notas ou marcadores.

Para fazer o download do arquivo no formato “.pdf”, imprimir este quadro no tamanho que desejar e trabalhar o modelo do seu negócio,  clique aqui. A ideia ao trabalhar o quadro é tentar responder as perguntas da descrição de cada bloco.

Exemplo do Modelo de Negócios feito para o iPod da Apple:

Modelo de Negócios Apple Ipod

Em 2001 a Apple lançou sua marca icônica iPod de media player portátil. O dispositivo funciona em conjunto com o software iTunes que permite aos usuários transferirem músicas e outros conteúdos do computador para do iPod.

O software também oferece uma conexão contínua à loja online da Apple, assim os usuários podem comprar e fazer download de conteúdo.

Esta potente combinação de dispositivo, software e loja on-line logo rompeu a indústria da música e deu à Apple uma posição dominante no mercado. No entanto, a Apple não foi a primeira empresa a oferecer um tocador de mídia portátil ao mercado. Concorrentes como a Diamond Multimedia, com sua marca Rio de media players portáteis foram bem-sucedidos até que eles foram ultrapassados pela Apple.

Como a Apple atingiu tal posição dominante? Competindo com um modelo de negócio melhor. Por um lado ela ofereceu aos usuários uma experiência musical absoluta, combinando seus aparelhos iPod distintamente concebidos com o software iTunes  e sua loja online. A Proposição de Valor da Apple é permitir aos clientes facilmente pesquisar, comprar e desfrutar de música digital. Por outro lado, para fazer essa Proposição de Valor possível, a Apple teve que negociar com todas as grandes gravadoras para criar a maior biblioteca do mundo da música online.  A Apple ganha mais receitas ligadas à música com a venda de iPods, ao mesmo tempo que a integração com a loja de músicas on-line a protege dos seus concorrentes.

Sobre mim: aqui, Contato: aqui.

Se gostou, por favor, compartilhe! Abraço, @neigrando

Links relacionados:

O software: Business Model Toolbox for iPad
outro via Web: BM|DESIGN|ER – Business Model Innovation
e mais outro via Web: Business Model Validation Software – Lean Startup Canvas

Outros livros relacionados:

  • The Four Steps to the Epiphany (em português: Do sonho a realização em 4 passos), por Steve Blank.
  • The Startup Owner´s Manual, by Steve Blank and Bob Dorf.
  • Lean Startup, by Eric Ries.
  • Empreendedorismo Inovador – Como Criar Startups de Tecnologia no Brasil, 25 autores, Editora Évora.

Mapas mentais:

Alguns vídeos excelentes sobre estes assuntos:

40 pensamentos sobre “A Importância da Modelagem de Negócios

  1. Olá Nei!
    Penso que em elogiar mais este post é algo redudante, mas como não elogiar?! 🙂

    O bacana desta modelagem de negócios é que funciona como uma modelagem de processos, ou de sistemas. Ou seja, nos ajuda a organizar idéias, informações e conhecimentos soltos, de maneira prática e simples. Então, a partir daí, desenvolver e aprofundar cada tema. Muito prático e útil!

    Bom, fico no aguardo da continuação e já vou fazer uso deste modelo.

    Valeu!!!

    Grande abraço,
    Olavo Soares

  2. Salve Nei, parabens! Em minhas andanças empresariais pelo menos 99% dos “cabeças” dão cabeçadas por não terem claro e didaticamente os vetores básicos de seu negócio, não raro vindo a se machucar por conta disto. Seu artigo ajuda muito. Valeu!

  3. Oi Nei,

    Realmente extruturar e planejar açóes é o diferencial das empresas com visäo empreendedora e inovadora.

    Adorei o artigo e esta frase “O mundo mudou, o consumidor mudou, e a forma de se fazer negócios também mudou” utilizo com frequencia nos meus cursos.

    Parabens por mais esta,

    Abraço,

    Eddie Gomes
    Mesa de Marketing
    http://www.redessociais-br.com.br

  4. Nei, parabéns pelo excelente post!

    Depois de muito tempo namorando a idéia de empreender, decidi me enfiar de cabeça e graças a você e outras pessoas que estão apoiando os novos empreendedores, hoje é muito factível vislumbrar um caminho.

    Comprei e recebi, mas ainda não li, os dois livros que você citou, estão aqui ao meu lado (Business Model e The four steps…). No momento estou lendo “Wealth and Poverty” (George Gilder) e acabei de ler “The war of art” (Steven Pressfield) que recomendo para todos os empreendedores também.

    Eu venho de 10 anos trabalhando em tecnologia para gestão empresarial, os chamados ERPs, e tive a oportunidade de ser funcionário da Totvs e também da SAP. O que tenho , agora , é uma vontade enorme e esta busca por me preparar para empreender. Tenho idéias para produtos e serviços e também idéias sobre como gerar mais idéias.

    Pelo que entendi, uma das coisas mais importantes que encontrei em tudo que tenho estudado, é a importância do FAZER, da EXECUÇÃO. Escrevi sobre isso no primeiro post do meu recém criado blog, que é meu primeiro passo para deixar de ser consumidor e passar a ser fornecedor / criador / supply-side. =)

    Parabéns pela sua trajetória e pelo apoio à comunidade de empreendedores!

    Um forte abraço,

    Douglas Cezar

  5. Nei, gostei do post pela formatação dos tópicos relevantes na construção de um Business Plan. Obrigado por compartilhar.

    Um abraço,

    Francisco Martinez – Integra Global Business Networks

  6. Pingback: Gestão e Inovação » Blog Archive » A Importância da Modelagem de Negócios

  7. Nei,

    Estruturação e processo bem definidos para mim são fundamentais , modelos como o apresentado permitem nos refletir sobre os principais pilares relacionados a concepção de um novo negócio e ajudam a materializar o melhor caminho ou estratégia a seguir.

    Parabéns por mais esse artigo.

    Fico no aguardo da continuidade deste artigo,

    Grande abraço,

  8. Prezado Nei, não conhecia seu blog e através de um artigo no site adminitradores.com, pesquisando sobre o o assunto, vi seu comentário e sugestão deste teu artigo. Você não tem idéia do quanto me ajudou por meio de seu artigo, que clarificou muito mais o que buscava, ampliando meu entendimento. Passarei a ser visitante assídua. Parabéns e muito obrigada! Antonia Carvalho

  9. Nei, deixaria apenas um “sem comentários” como comentário.
    Para evidenciar minha alegria, redijo com o prazer de quem o conhece e sabe de sua capacidade em ajudar, aliás de se imortalizar. Pois, o que fazemos para nós morre conosco, mas o que fazemos para os outros permanece e por isso torna-se imortal. Assim, eu te vejo e a cada leitura de um novo artigo seu posso apenas aumentar meus agradecimentos na sua respeitosa lista de reconhecimentos e de grande imortal. Forte Abraços, Cleber e Rafael.

  10. Fantástico texto, aliás, todos os outros também, parabens, assinei o feed e vou acompanhar com lupa o que você publica aqui, pois vocÊ consegue deixar coisas complicadas, simples. abs

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  15. Nei, excelente seu blog.

    Uma dúvida: o modelo de negócio se “resume” ao Canvas? Tenho levantado alguns números, definido perfis de clientes, etc., isso não interessará na apresentação de um projeto? Só deve servir para me guiar no desenvolvimento do produto?

    • O modelo proposto é centrado no canvas, e serve para nos dar uma visão sistêmica/holística e como base para os demais trabalhos necessários, não entra em detalhes estratégicos ou de implementação, nem fala sobre marketing, finanças, concorrência, processos, etc.

      No artigo “Inovação em Modelos de Negócio para empresas estabelecidas” eu descrevo resumidamente o processo proposto no livro, composto de 5 fases: Mobilização, Compreensão, Design, Implementação e Gerenciamento.

      Assim como o Marketing e os Processos, a Cultura e a estrutura hierarquica também só serão envolvidos na implementação. Este design não contém elementos como a concorrência, pois tais itens fazem parte do ambiente externo ao modelo onde o negócio está inserido, e que devem ser utilizados ao se pensar na estratégia.

      Com relação ao ambiente externo devem ser considerados não só as Forças da Industria (5 forças de Porter) que inclui a concorrência, mas também sobre as Forças do Mercado, Principais Tendências (tecnológicas, regulatórias, sociais e culturais e socioeconômicas) e Forças Macroeconômicas que incluem a infraestrutura da economia.

      O artigo “O Modelo de Desenvolvimento do Cliente” apresenta material fundamental para ajudar a validar e testar modelos de negócios inovadores ou de Startups.

      O Modelo de Negócios, representado resumidamente pelo canvas pode ser visto como o centro da Estratégia.

      Ele também pode ser o núcleo de um Plano de Negócios (que pode ser desenvolvido, se necessário, depois de se trabalhar diversos protótipos do modelo discutidos e analisados até obter uma versão final madura). No Plano de Negócios deve-se considerar pelo menos:
      – Sumário Executivo;
      – Equipe;
      – MODELO DE NEGÓCIOS (Missão/Visão/Valores, funcionamento do modelo de negócios, proposta de valor, mercado alvo, plano de marketing, recursos e atividades principais, …);
      – Análise Financeira (Análise do ponto de equilíbrio, Cenários de vendas e projeções, gastos capitias, custos operacionais, exigências de financiamento, …);
      – Ambiente Externo (Economia, Mercado, Tendências, Concorrência, …);
      – Mapa de Implementação (Projetos, Marcos, Mapa);
      – Análise de Risco (Fatores limitantes e Obstáculos, FCS, …);
      – Conclusão;
      – Anexos

      Att. @neigrando

      • Em primeiro, obrigado pela sua imediata resposta.

        Então, pelo que entendi, o modelo de negócios não se trata de um documento, mas sim do conceito embasado (em pesquisas, documentos, etc. ou só conhecimento) sobre a abrangência e estratégia do seu negócio, é isso? Em relação a isso, onde descrevemos os dados do negócio? nas variações do Plano de Negócio? Nei Grando, teria alguma forma mais direta de conversar a respeito? E-mail, talvez… Algum livro que indique, que apresenta melhor este novo formato de planejamento ágil de startups?

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  21. Muito bom Nei, principalmente por você ter dado ênfase a “visão holística” ou sistêmica dos processos e das organizações. Há muito luto para que os meus alunos e instituições onde trabalhei e trabalho para se ter uma visão sistêmica do negócio, mas a maioria prefere atuar nas partes do que no todo. Assim, continuam a acumular pontos os adeptos do cartesianismo e, em consequência, criando cada vez mais “míopes” em gestão organizacional que só enxergam os “planos de negócios” e os indicadores financeiros de resultados como os elementos básicos para criar, manter e desenvolver empreendimentos voltado para o resultado eficaz das suas expectativas previstas na “missão” e “visão” estratégica.

  22. Nei, seu artigo me motivou a comprar o livro pela abordagem simples e conteúdo de fácil compreensão. Parabéns pelo trabalho e concordo que estamos tão habituados com as velhas formas de se fazer algo novo que damos pouca atenção as novas formas de inovar.

  23. Parabéns pelo texto! Por causa dele comprei o livro e estou lendo com muito gosto. Muito em breve pretendo colocar em prática os conceitos de modelagem de negócios. Abraços,

  24. Sr. Nei,
    Muito obrigada pelo texto, achei fantástico! inclusive vou repassar as colegas do meu Grupo de Estudos que é formado por 13 secretárias de diversas empresas.

    Um abraço,

  25. Pingback: A ferramenta mais poderosa para o empreendedor

  26. Muy bueno el artículo. Yo también pienso que el modelo de negocios es lo que define a cualquier empresa. Desgraciadamente es en lo que menos dedicamos tiempo. Perdona que no te escriba en portugués pero no soy muy buen en los idiomas.

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