Organize idéias, conceitos e informações com Mapas Mentais

Sempre gostei de livros com desenhos, pois uma imagem pode dizer mais do que muitas palavras, principalmente para ajudar a esclarecer alguns conceitos. Gosto de ler e estudar e sempre procurei meios de transformar informação em conhecimento. Encontrei no uso de mapas mentais uma ferramenta útil para sintetizar idéias e conceitos, resumir livros e externar pensamentos, organizando um pouco da bagunça mental.

Escrevi este artigo para compartilhar com vocês um pouco sobre esta técnica de diagramação de idéias. Chamamos de Mapa Mental, ou mapa da mente, a uma técnica de organizar pensamentos e idéias construindo um tipo de diagrama sistematizado pelo inglês Tony Buzan. Estes diagramas são hierárquicos (em árvore) e representam informações e conhecimentos de forma textual e/ou ilustrada, sintética, organizada e nivelada.

Os Mapas Mentais são úteis para gerir informações, compreender e solucionar problemas; memorizar e aprender; criar resumos; discutir idéias (brainstorming); construir taxonomias; dividir um projeto em subprojetos e tarefas (WBS – Work Breakdown Structure), auxiliar da gestão estratégica de uma empresa ou negócio, etc. O objetivo desta técnica está em simular no papel a maneira que nosso cérebro trabalha para pensar, tornando assim o aprendizado muito mais intuitivo e permanente.

Os diagramas dos mapas mentais são constituídos a partir de uma idéia central que se ramifica para outras idéias secundárias e assim por diante. O centro fornece a visão mais genérica da idéia, tornando-a mais específica e detalhada com seus ramos. Mapas Mentais podem ser elaborados com o uso de lápis de cor ou canetas com tintas coloridas sobre folhas de papel ou por meio de um programa de computador.

Eu utilizo o MindManager e  PersonalBrain mas existem diversos softwares disponíveis, inclusive o Freemind que é gratuito. Existe uma variação de mapas mentais conhecidos como Mapas Conceituais, geralmente utilizados para auxiliar na ordenação e a seqüenciação hierarquizada dos conteúdos de ensino. Num curso que fiz na FGV AESP chamado “Estratégia e Gestão Organizacional Baseada em Inteligência e Conhecimento”, o Professor Dr. Chu nos ensinou a desenhar mapas estratégicos em Epístemes e nos apresentou um programa de aplicação chamado OET – Operador Epistemológico Tácito para colocá-los no computador.

Temos ainda formas de representar tais idéias holisticamente em três dimensões e navegar sobre elas em tempo real, uma ferramenta que possibilita isso é o PersonalBrain. O seu primeiro mapa mental pode ser uma lista de compras, um desenho das suas relações sociais, o detalhamento de uma idéia, a estruturação de um projeto seu, etc.

Se quiser exercitar isso, imagine, por exemplo, o que é necessário para “construir uma casa”, pense sobre o projeto, a construção,  aspectos legais; em seguida, com uma caneta,  desenhe no papel o núcleo (Fazer uma Casa) e cada elemento, e depois associado a cada um destes elementos outros sub-elementos detalhes, como em uma árvore com tronco, galhos e folhas.

O desenho não precisa ficar muito bonito, mas o ideal é que seja colorido e que tenha símbolos para representar os elementos e linhas para conectá-los. Geralmente este tipo de mapa representa uma visão pessoal sobre o assunto, sendo assim pode ser desenhado de forma diferente, por pessoas distintas. O diagrama também pode sofrer refinamentos sucessivos, ou seja, novas versões, conforme você pensa em mais detalhes ou até mesmo perspectivas e conforme você obtém mais conhecimento sobre o assunto.

E agora é só praticar. Mais uma imagem do exemplo de Mapa Mental sobre a ferramenta de estratégia de negócios BSC (Balanced Scorecard) – clique na imagem para ampliar:

Nos links abaixo você encontrara informações adicionais sobre o assunto, exemplos, softwares, etc. Por favor, fique a vontade de contribuir com um comentário e compartilhar este artigo com seus amigos. Meu endereço no Twitter é: @neigrando –  http://www.twitter.com/neigrando Alguns Mapas Mentais:

Mapa mental sobre Pensamento Visual

Links:

Livros:

  • Mapas Mentais e sua elaboração – Um sistema definitivo de pensamento que transformará sua vida, Tony Busan, editora: Cultrix
  • O Poder da Inteligência Criativa – 10 maneira de ativar o seu gênio criativo, Tony Buzan, editora: Cultrix
  • Get Ahead – Mind Map you way to success, Vanda North with Tony Buzan
  • Mentes Brilhantes – Como desenvolver todo o potencial do seu cérebro, Alberto Dell´Isola, editora: Universo dos Livros

Outros blogs:

10 pensamentos sobre “Organize idéias, conceitos e informações com Mapas Mentais

  1. Nei Grando,

    Obrigado pela referência. Seu post está muito completo. Mapas mentais representam uma oportunidade única de organizar melhor as ideias, assuntos ou qualquer processo que queiramos organizar graficamente.

    Grande abraço!

  2. Nei…parabéns!
    Voce é fantastico….seus artigos são ótimos,levam a reflexão e contribuem muito para ampliação de conhecimentos e aprendizagem…Não pare.
    Forte abraço e um Excelente 2011 com bastante sabedoria e lucidez para continuar a socializar seus conhecimentos e experiencia
    João Batista/Cuiaba-MT

  3. Parabéns pelo material publicado. Está bem escrito e com ótimos exemplos. Acho que as escolas brasileiras deveriam ensinar os alunos a usarem mapas mentais desde o ensino básico. Isso facilitaria muito a vida dos profissionais.

    • Heloiza, minha opinião é que as escolas deveriam orientar alguns estudantes – geralmente aqueles que têm maior afinidade com raciocínio lógico – do ensino médio a usarem esse recurso. Antes disso, não.
      Nei, acrescento à sua lista o germânico Mindmeister, que tb tem o recurso de trabalho compartilhado. Fica aqui uma sugestão de post para trabalho remoto compartilhado. Os deslocamentos, em geral, são de tirar do sério. E não é só nas grandes cidades, não. Tem cidades médias que estão com o trânsito caótico e travado.
      abs,
      @grillojotae

  4. Muito obrigado Elis, Rafael, Adriano, João Batista, Heloiza e Grillo. Não deixem de praticar, fazendo o mapa mental de tudo que lhes parecer apropriado, mesmo num guardanapo de papel de um restaurante, enquanto aguardam a comida trocando idéias com os amigos.🙂

  5. Nei, muito obrigado por sua contribuição na bela viagem pela busca do conhecimento e aprendizagem. Seu artigo é muito útil.

  6. Nei, obrigada por compartilhar tão rico material e sua explicação me fez revisar os conceitos do BSC.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s