Marketing: Métricas e Ferramentas para Mídia Social

“Uma métrica é um sistema de mensuração que quantifica uma tendência, dinâmica ou característica. Métricas são usadas para explicar fenômenos, diagnosticar causas, compartilhar descobertas e projetar os resultados de eventos futuros.”  Paul Farris; Neil Bendle; Phillip Pfeifer; David Reibstein.

Introdução

Por mais de um ano tenho estudado assuntos relacionados com inovação, marketing digital, mídia social, redes sociais. Recentemente ministrei um curso relacionado com estes assuntos e durante o preparo tive de pesquisar mais fundo e procurando material sobre Métricas e ferramentas para analisar e monitorar redes sociais encontrei diversos recursos interessantes e desejei compartilhar com vocês. Algumas ferramentas são totalmente gratuitas, outras exigem permissão de acesso via Twitter ou Facebook, outras permitem avaliação gratuita por um período após o cadastro.

Por que medir?

“O que não é medido não é gerenciado.” Robert S. Kaplan

Medimos para avaliar investimento e retorno; prestar contas; demonstrar valor e impacto; avaliar as necessidades de recursos; testar hipóteses; melhoria contínua, etc.

O que medir?

Além dos dados básicos levantado pelas ferramentas analíticas, podemos medir:

  • Engajamento – grau de participação e envolvimento de determinado perfil ou grupo de pessoas em relação a um tema ou assunto.
  • Alcance – grau efetivo de disseminação de determinado conteúdo ou grau de disseminação ou potencial que um perfil possui.
  • Influência – grau atenção e mobilização que um determinado perfil pode gerar em outros.
  • Adequação – grau proximidade que determinado conteúdo tem com as características e valores desejados.

Veja também o artigo sobre ROI em Mídia Social.

Tipos de medição

Para uso em Mídia Social, temos diversos tipos de medição:

  • Web analytics – métricas e dimensões básicas, usadas para obter dados sobre Web sites e comércio eletrônico. Algumas medições são: exibições de página, taxa de rejeição, visitantes únicos, taxa de novos visitantes, páginas por visita, origem geográfica, tempo de visitação, click-through rate (CTR), páginas mais visitadas, fontes de tráfego, leads. As ferramentas integradas com mídia social identificam blogs, comunidades e perfis que se ligam (links) ao site da empresa / campanha, e comparam visitantes diretos X campanhas pagas X imprensa X mídias sociais;
  • Busca geral e Segmentada – permitem buscar por termos e avaliar volumes;
  • Monitoração e Análise – além das funções de coleta e armazenamento têm recursos de adição e cruzamento de informações mais refinadas.
  • Classificação e Avaliação de Perfis – geralmente propõem classificação, escores e rankings próprios.

Ferramentas Web Analytics

Além das ferramentas de análise e monitoramento providas pelos próprios sites de mídia social, algumas para usuários que tem cadastro, outras para quem faz anúncios na plataforma, existem outras que vale a pena conhecer.

Google Analytics – é uma ferramenta gratuita e pode fornecer uma base muito poderosa para uma variedade de fatores diferentes. Você pode acompanhar os links recebidos e, em seguida, as atividades dos usuários que os enviaram. Faça um tour pela ferramenta. Recomendo a seção de treinamento, pois é excelente para quem quer ficar fera.

YouTube Insights – apresenta:  exibições – quantidade de visualizações e popularidade por região; descobertas – fontes de tráfego; dados demográficos (sexo, idade e interesses de usuários logados); comunidade – favoritamentos, comentários, classificações; partes mais vistas – pontos em que o vídeo é abandonado e a % de pessoas que assistem até o final.

Facebook Insights – as páginas de fãs dão acesso a alguns dados como: interações; mensagens; discussões; críticas; e referências.

Flickr Analytics – mostra dados básicos de Alcance (visualizações de fotos, galerias, vídeos, etc.) em contas profissionais.

Omniture – tem uma série de serviços disponíveis para as empresas, incluindo componentes que controlam as métricas Facebook e Twitter.

HootSuite – é um ótimo gerenciador de Twitter, mas que também oferece uma análise impressionante. Se você olhar mais fundo aos clicks do HootSuit ou bit.ly (um encurtador de URL) verá que eles se traduzem em operações ou impressões em seus sites. Atualmente possui integração com o Google Analytics.

PostRank Analytics – tem um conjunto de ferramentas de medidas de engajamento social em outras plataformas e serviços. No PostRank além de simples números, você pode realmente ver as mensagens e comentários de outros sites que contribuem para as suas estatísticas. Isto pode ser realmente importante para a análise de sentimentos. Veja um vídeo sobre o produto.

Ferramentas de Análise de Sentimentos

Mais importante do que ter uma métrica de menções de sua marca no Twitter é saber se tais menções são positivas ou negativas. Nisso é que análise de sentimento é interessante. E este tipo de análise é importante ao implementar ou mudar sua estratégia de mídia social e calcular o seu retorno sobre o investimento. Pena que nem todas estão preparadas para a língua portuguesa do Brasil e saibam tratar gírias e expressões locais de sentimento.

Viral Heat – é um serviço de monitoramento social acessível que inclui discriminação de sentimento para menções Twitter.

Twendz – é uma ferramenta básica de análise de sentimentos Twitter em tempo real.

Tweet Feel – é outro motor de busca de sentimentos Twitter em tempo real.

Crimson Hexagon – é uma ferammenta de rastreamento de mídia social em nível corporativo. O algoritmo que eles usam para suas conclusões Monitor Voxtrot é realmente uma impressionante, e vai ajudá-lo a determinar qual é o sentimento dos consumidores em direção a sua marca baseada em menções em mídias sociais.

Sentiment Metrics – é outra ferramenta destinada a empresas ou grandes empresas.

Ferramentas para Classificação e Avaliação de Perfis

Hubspot – é uma empresa especializada em consultoria e sistemas para mídia social que oferece diversos produtos Gradder para analisar perfis: TwitterGrader, FacebookGrader (perfil e página), FoursquareGrader, e outros.

HowSociable? – calcula a visibilidade de uma pessoa/empresa por meio de um score baseado na quantidade e diversidade de ambientes nos quais estão presentes.

Klout – propõe rankear os usuários de mídias sociais. Analisa Twitter e Facebook. Avalia: Amplificação – probabilidade do conteúdo ser repassado;  Rede – nível de influência da audiência engajada; Alcance Real – tamanho da audiência engajada.

TouchGraph – é uma ferramenta para fazer análise topológica dos grafos das redes sociais. Só analisa o perfil usuário logado.

Pacote de Produtos de Monitoração e Análise

Radian6 – software poderoso mais reconhecido no mercado internacional. Permite a criação de painéis customizados de acompanhamento. Possui métricas próprias para quatro tipos de mídias: blogs/MSN, vídeos/imagens, microblog (Twitter) e fóruns/comentários. Veja o vídeo de visão geral do produto e o vídeo que mostra o uso da ferramenta .

Scup – software brasileiro de monitoramento, da Direct Labs.

Pacote de Produtos SRM (Social Relationship Management)

Vitrue SRM – o conjunto todo é muito dedicado a gerenciar e obter o máximo de informações de suas contas de mídia social. Além de monitorar links postados no Twitter ou o Facebook, também pode ser integrado com serviços de terceiros como Omniture e Google Analytics.

ContextOptional – fornece um Painel de Acompanhamento Social para monitorar engajamento e atividades, e uma Consolde de Moderação Social para o Facebook.

Salesforce.com – a empresa tem uma linha de serviços em nuvem concebidos para integrar resultados do Twitter e páginas do Facebook diretamente no CRM da empresa. Embora este não é o ROI em termos mais claros, melhorando o serviço ao cliente e gerindo os problemas rapidamente, as marcas podem salvar-se dos caros erros potenciais. Essas economias podem ser tomadas em consideração ao calcular o ROI.

Outras ferramentas de métrica interessantes e bastante úteis

Existem centenas de ferramentas para todos os fins, surgem novas todos os dias, algumas deixam de existir, outras melhoram muito, abaixo temos uma lista de algumas para o Twitter:

Twitter Search – um excelente mecanismo de busca que lhe permite descobrir o que está acontecendo no Twitter.

Twitter Grader – analisa o quanto você é influente e histórico em gráfico de seguidores de quem você segue.

Retweetrank – ferramenta para Twitter que mostra a quantidade de vezes que você obteve retweet recentemente.

Mention Map – Muito legal, pois apresenta um mapa multidimensional de navegação entre usuários que mencionaram usuários.

Triangulate – compara usuários do Twitter.

Tweetstats – apresenta estatísticas de usuários do Twitter.

Foller – mapeia seguidores e apresenta: tópicos recentes, #hashtags e @mentions.

FavStar – apresenta os tweets seus que foram selecionados em favoritos de outros.

Tweet Radar – com esta ferramenta você pode rastrear mensagens por assunto, usuários ou tags, em tempo real.

Tweetrank – ferramenta brasileira de ranking de usuários do Twitter.

Tweasier – facilita o uso do Twitter e permite agendar tweets, entre outros recursos.

Ferramentas de Conteúdo para Mídia Social

Storify – Esta ferramenta ajuda os usuários na curadoria de conteúdo que localizam nas redes sociais. Os usuários podem cortar e colar partes do conteúdo, incluindo vídeos e fotos, de diversas fontes da web e juntar tudo na ordem em que deseja comunicar. Veja uma apresentação em vídeo.

paper.li – leia novidades do Twitter e do Facebook como um jornal diário. paper.li organiza links compartilhados no Twitter e Facebook no formato de um jornal de fácil leitura. E o melhor de tudo é que você pode fazer o jornal.

Finalizando

Métrica é fundamental para acompanhar o resultado das campanhas de Mídia Digital e atualmente existem ferramentas muito boas para todos os gostos e bolsos. Mas é preciso saber o que medir, ter um plano, e ter a disciplina de medir.

Veja também, neste blog, o artigo: Como medir o ROI em Mídia Social

Por favor, fique a vontade de contribuir com um comentário sobre alguma ferramentas que você conhece e gosta de usar. Se gostou, compartilhe este artigo com seus amigos. Meu endereço no Twitter é: @neigrando

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6 Social Media Success Metrics You Need to Track

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8 thoughts on “Marketing: Métricas e Ferramentas para Mídia Social

  1. Parabéns pelo post!

    Senti falta da E.life neste seu post, primeira empresa Brasileira e líder no mercado de monitoramento, anáise e gestão relacionamento.

    Possuí suas próprias ferramentas, que permitem diversos tipos de visualizações e cruzamentos de dados, funcionam como plataformas de monitoramento e SocialCRM. Além do vasto time e expertise que todo o timo possuí, fator fundamental quando falamos deste assunto, pois as ferramentas sendo automáticas, possuem uma margem de erro muito grande para classificar por sentimentos, assuntos ou qualquer outro atributo. Além disso um olhar qualitativo de acordo com os objetivos e estratégias é fundamental.

    grande abraço.

  2. Tarcízio, tenho certeza que a sua empresa tem um ótimo material e muito mais aprofundado a respeito do assunto, assim como outras empresas de consultoria e de ferramentas nacionais. Mas meu objetivo foi introduzir o assunto sem nenhum envolvimento com algum produto ou marca específico. Att. @neigrando

  3. Tem razão Tarcízio, quando fiz minha pesquisa e levantamento de dados para meu artigo utilizei este e outros materiais de qualidade. Aproveito para parbenizar vocês pelas apresentações.

  4. Pingback: Planejamento Estratégico de campanhas de marketing para Mídia Social | Cristiane Marques Ferle

  5. Pingback: Luan Lima – Links de Quinta #1

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